Novidades

Temporada 2021 – Rio do Tempo 

Rio do Tempo – Sinopse

Depois de um ano dedicado aos seus 50 anos de história e às efemérides evocativas de Jorge Peixinho e Clotilde Rosa, este ano apresentamos Rio do Tempo.

Uma temporada de renovação da tradição musical contemporânea, qual fluidez do tempo, trazendo a herança até ao presente, revisitando as origens, sem, no entanto, deixar de construir pontes para a vanguarda da contemporaneidade.

Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio… – Heráclito (Filósofo Grego)

Este é um pensamento que sempre norteou a música e a estética de Jorge Peixinho, e dos músicos que o acompanharam. É neste mesmo Rio que iniciamos o novo ciclo de vida do GMCL, apresentando uma temporada de viragem, tanto no contexto mundial em que vivemos, como nos caminhos que queremos auspiciar para os novos tempos da criação musical em Portugal.

 

V CONCURSO DE COMPOSIÇÃO GMCL/JORGE PEIXINHO |
5th COMPOSITION COMPETITION GMCL/JORGE PEIXINHO

[PT] O V Concurso Internacional de Composição GMCL/Jorge Peixinho é organizado pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e tem como objetivos centrais o incentivo à criação musical e sua divulgação, contribuindo para o incremento do repertório contemporâneo de música de câmara. Tem uma periodicidade bienal.

O Júri será constituído por: Ivan Fedele (presidente), Gerhard Stabler, João Madureira, Carlos Caires, Jaime Reis, Jorge Sá Machado e Ada Gentile (convidada especial);

Existirão duas categorias dentro da formação do GMCL (Mezzo-soprano, Flauta, Clarinete, Violino, Viola, Violoncelo, Harpa, Percussão e Piano):

A – Categoria Ensemble (formação completa do grupo)
B – Categoria Música de Câmara (mínimo de quatro intérpretes)
Em todas as categorias poderá ser incluída eletrónica.

Mais informações em: http://www.gmcl.pt/concurso-de-composicaocomposition-competition/
Contato: gmcl.concursocomposicao@gmail.com / gmclisboa@gmail.com

[ENG] The 5th International Composition Competition GMCL / Jorge Peixinho is organized by the Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (Contemporary Music Group of Lisbon) and its main purposes are the encouragement ofmusical creation and his divulgation, thus contributing to the increase of the repertoire of chamber music. Has a biennial periodicity.

Composition of the jury: Ivan Fedele (President), Gerhard Stabler, João Madureira, Carlos Caires, Jaime Reis, Jorge SáMachado and Ada Gentile (special guest).

There will be two categories within the formation of GMCL (mezzo-soprano, Flute, Clarinet, Violin, Viola, Cello, Harp,Percussion and Piano):

A – Music for the Ensemble (complete formation of the group)
B – Chamber Music (minimum of four performers).
In all categories, electronics may be included.

More information at: http://www.gmcl.pt/concurso-de-composicaocomposition-competition/
Contact: gmcl.concursocomposicao@gmail.com / gmclisboa@gmail.com

 

NOVAS EDIÇÕES 2020 – GMCL 50 ANOS e Clotilde Rosa in Memoriam

O GMCL apresenta em 2020 a sua temporada Três nascimentos: Clotilde Rosa, 90 anos (n.1930); Jorge Peixinho, 80 anos (n.1940); GMCL, 50 anos (n. 1970). No âmbito destas celebrações, foram lançados dois livros, Grupo de Música Contemporânea de Lisboa – 50 Anos, uma edição evocativa da atividade cinquentenária do GMCL e Clotilde Rosa, In Memoriam uma edição dedicada à sua fundadora.

Estas edições, ambas com encadernação de luxo, integram artigos académicos, fotobiografias, catálogos e memórias de muitos momentos marcantes para a história da Música Contemporânea em Portugal.

Disponível em AVA – Musical Editions

 

NOVO DVD GMCL: “Momentos” / Grupo de Música Contemporânea de Lisboa / Concerto comemorativo dos 75 anos do nascimento de Constança Capdeville

O GMCL e a etiqueta catalã “La Mà de Guido” têm o prazer de anunciar uma nova edição do GMCL (LMG 2167) integralmente preenchida com a gravação ao vivo de um concerto monográfico com obras de Constança Capdeville, realizado no Teatro Municipal de São Luiz a 12 de Novembro de 2012.
http://www.lamadeguido.com/nov_.html

Constança Capdeville (1937-1992) é uma das mais marcantes figuras da música portuguesa contemporânea. A celebração do seu 75o aniversário está na génese deste projecto desenvolvido pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa em colaboração com António de Sousa Dias, discípulo e colaborador de Constança Capdeville.

Compositora, intérprete, pedagoga e musicóloga, Constança Capdeville tem uma obra distribuída por vários géneros (música vocal e instrumental, para teatro, dança, cinema, teatro musical). O seu trabalho espelha a indissociabilidade entre a vida e as artes, sem nunca esquecer a importância da pesquisa sonora, corporal/gestual e literária da obra.

Neste concerto foram estreadas duas obras: Keep Smiling, de António de Sousa Dias e TIBIDABO 89 – MUSEU DE AUTÓMATOS, de Constança Capdeville.

 

 

 

 

 


Subscreva o nosso canal no Youtube