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CRONOLOGIA
1930 Nasce em Queluz - Sintra 1942/49 Frequenta o Conservatório Nacional nos cursos de harpa e piano. 1948 Termina o curso de harpa. 1949 Termina o curso superior de piano 1951/52 Frequenta a classe de composição do professor Croner de Vasconcelos. 1959 Ingressa na Orquestra de Concertos dirigida pelo maestro Frederico de Freitas. 1960 Faz parte do grupo "Os Menestreis de Lisboa" dirigido pelo professor Santiago Kastner, com quem estuda interpretação de música antiga. 1961 Como bolseira da Fundação C. Gulbenkian vai para Amsterdão trabalhar com a harpista e professora Phia Berghout, a conselho do professor Kastner. 1962 Conhece Jorge Peixinho através do seu colega o harpista Mário Falcão, com quem toca "Imagens Sonoras" para duas harpas daquele compositor com quem não deixa mais de colaborar. 1962/63 Volta à Holanda para continuar a estudar com a mesma professora que lhe proporciona uma bolsa de estudo do Governo Holandês. 1964 Novamente como bolseira da Fundação C. Gulbenkian, vai trabalhar com a harpista e professora Jacqueline Borot, em Paris. 1965 Ingressa na Orquestra Sinfónica do Porto, dirigida pelo maestro Silva Pereira. 1967 Como bolseira da Fundação C. Gulbenkian vai, por dois meses, trabalhar Baixo Cifrado adaptado à harpa, com o harpista e professor dr. Hans Ziengel, em Colónia. 1969 Ingressa na Orquestra Sinfónica da antiga Emissora Nacional, depois RDP, por concurso, como 1ª harpista. 1970 Forma-se o Grupo de Música Contemporânea (GMCL), tendo sido uma das fundadoras. 1973/74 Forma-se o "Trio Antiqua" com Carlos Franco, Clotilde Rosa e Luísa de Vasconcelos. 1974 No GMCL, Jorge Peixinho leva a efeito o projecto de fazer dentro do grupo, uma obra colectiva a que põe o nome de "In-con-sub-sequência". É esta a sua primeira abordagem no domínio da composição. 1976 A sua primeira obra "Encontro" é distinguida na Tribuna Internacional de Compositores, em Paris. 1980 1º Prémio da Oficina Musical com a obra "Variantes" para flauta e piccolo. 1981 Menção Honrosa para a "Música para Três Grupos". 1987 Entra para o Conservatório Nacional de Lisboa, como professora de Análise e Técnicas de Composição. 1987 Aproximadamente a partir desta data, faz parte da Comissão Sectorial de Música Erudita, da Sociedade Portuguesa de Autores. 1989 Transita para a classe de harpa como professora deste instrumento, por opção própria, no mesmo Conservatório. |
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